Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































Outras Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ADVOGADOS e advogados

Reflexão do Dia



"Torre Forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio.” Pv.18:10]






Amigos leitores, saudações !


Ontem postei esta matéria.


Tendo em vista o elevado número de e-mails recebidos relatando fatos – no mínimo desagradáveis em relação ao assunto, achei por bem revisá-la e fazer acréscimos que julgo esclarecedores. Esta é, então, a segunda edição da mesma, revisada e aumentada.


Um fraterno abraço para cada um de vocês.


Mirna Cavalcanti de Albuquerque




PS – Esta matéria se encontra em diversos sites. Ainda não tive tempo para atualizá-los - fá-lo-ei aos poucos.



Nota de esclarecimento: após outra leitura do texto, verifiquei haver cometido falhas – assim, o posto novamente e, creio, desta feita, tenha sanado as referidas falhas.






Ante Scriptum


Versa sobre a dificuldade existente para encontrar-se advogados sérios e competentes. Indica como agir para tomar as precauções necessárias para contratar um bom profissional e como agir caso seja ele o reverso.



Amigos leitores,


Há advogados e ADVOGADOS. Aqueles denigrem a nobre profissão que escolheram ao fazer tabula rasa do juramento que prestaram ao colarem grau. Estes são os dignos: os que respeitam o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os Princípios e Valores das criaturas de bem, as diretrizes Deontológicas de sua profissão.


Se têm fé, melhores profissionais ainda serão, pois seguem as orientações da SAGRADA PALAVRA(*) e dela jamais se afastam, pois é do SENHOR a Luz da Divina Justiça, que orienta a todos os que a perquirem nesta Terra.


Juízes, advogados, profissionais de qualquer área, que seguem os ENSINAMENTOS, geralmente são capazes e provavelmente terão carreiras de sucesso.


Quanto aos advogados portadores de mau caráter, a ganância pode fazer com que visem a obtenção de LUCROS imediatos, duplicados, como se estivessem em bancas de feiras – ou leilões de indignos. Alguns literalmente SE VENDEM aos opositores, traindo sem pudor qualquer que seja, seus clientes. Olvidam-se, no entanto, que nem todo o cliente é passivel de ser enganado e de que, acima e além, seus feitos estão sendo contabilizados pelo PAI de TODOS NÓS… E que seu suposto sucesso não passa, na realidade, de fundamentado e justo fracasso. Fracassam como seres humanos, fracassam como filhos de Deus (não importa como seja chamada – ou conhecida- a Força Criadora, Geratriz de tudo e do todo).


Acima e além: serão seus atos espúrios submetidos ao JUIZ dos JUÍZES.


Tendo em vista o exposto supra, amigos leitores, SE e QUANDO precisarem de um profissional para defender seus direitos, contratem verdadeiros ADVOGADOS. Procurem saber com seus clientes, nos tribunais onde atuam, na própria OAB… Enfim, obtenham o maior número de informações possíveis.


É importante saberem, por exemplo, seu MODUS OPERANDI, ie., se têm o hábito de despachar com os juízes das causas das quais são patronos, se demonstram empenho em solicitar agilização para essas causas nos cartórios, nas secretarias… Se vibram com o que fazem, se realmente há dedicação à advocacia como verdadeiro sacerdócio e, principalmente, se vêem no cliente o Ser Humano que é, com suas premências, preocupações e angústias. Ressalte-se sobremaneira que este aspecto humano, revela o patamar de sua sensibilidade e será responsável pela busca dos direitos dos clientes não só na letra fria legislação existente, como na essência mesmo da JUSTIÇA.


Todavia, se após esses cuidados todos, ainda assim, amigos leitores, forem prejudicados por ações, omissões ou mesmo negligência de profissionais do Direito, não hesitem um só instante em representarem contra esses maus advogados à Comissão de Ética da OAB e, se for o caso, entrem com a ação cabível na Justiça. Os tribunais devem ser considerados como Templos, nos quais a Justiça é a Pedra Angular e o Direito Justo é cultuado.


Agindo dessa forma, estarão colaborando para livrar o mercado de trabalho de pessoas indignas para exercerem tão nobre profissão.


Ressalte-se, por final: mesmo se forem RICOS, até FAMOSOS, mas pairem sobre eles dúvidas procedentes – e isso deve ser levado em consideração para contratar profissional de qualquer área – neles não há como ser depositada confiança.


(*) Na verdade, a crença na existência de uma ENERGIA CRIADORA, até mesmo prescinde de religião- seja qual ela for (cada um de nós é um templo em si e carrega a Centelha da Divindade).






Mirna Cavalcanti de Albuquerque


Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2011




quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sobre Regras e Respeito







"Feliz é a criatura que pode caminhar de cabeça erguida, na certeza de que faz o bem para seus semelhantes e advoga suas causas contra os iníquos."



Amigos leitores,




Escrevi “Regras e Respeito” (*) e para alegria minha, aquele simples micro conto recebeu diversos comentários procedentes e importantes. Um deles foi questionamento sério, que me fez pensar, pois seu autor revela certezas e dúvidas que só pessoas , responsáveis e preocupadas com o destino da humanidade se fazem:                                                                                                                     “Será que ainda existem regras que devam ser respeitadas neste país? E quem as elaborara, será que também existe? ‘Lutar’, acredito seja o verbo da vida, pois passamos todo o seu espaço de tempo lutando, mesmo que por direitos pequenos. Pergunto-me, diversas vezes: será que vale a pena lutar ainda?”


Pois bem: ao ir respondendo os comentários dos demais leitores, pensei na relevância do assunto e achei por bem escrever este artigo. Certo é que temos todos que sair da pasmaceira na qual parece estar a Nação (entenda-se:’povo’)
a mergulhar mais e mais. Óbvio que não me considero ‘dona da verdade’. Respeito opiniões divergentes das minhas , mesmo que não as aceite- mas isto é uma outra história, como diria KIPLING. Só me sinto bem escrevendo o que penso – e é o que estou a fazer.


SE ’vale ou não a pena’ é algo individual, de foro íntimo. O certo é que não me sentiria em condições de seguir vivendo se não me postasse contra determinações que considero erradas. Isso expande-se inclusive às leis ‘legais’ (desculpo-me pela expressão pleonástica): muitas leis são injustas e essas tenho combatido durante toda a vida. Tenho opiniões firmes, pois bem alicerçadas que, muitas das vezes trouxeram-me aborrecimentos e mesmo perdas materiais – jamais espirituais – ao contrário: durante cada embate, sinto-me crescer como criatura, tornando-me mais e mais digna filha de Deus.

Essas refregas são devidas a fatos contrários à vontade, necessidade ou interesses pessoais de alguns poucos – descontentes e aborrecidos, frustrados nos seus intentos quase sempre egoístas e maléficos, de enganar seus semelhantes. Sabedora disso, se me calasse, seria nada menos que conivente. Como não o sou, questiono fatos, requeiro documentos, envio comunicações às vítimas (sempre apondo meu como ao final) e tomo todas as atitudes que penso serem as corretas com o simples objetivo de restaurar a verdade, mostrar o que realmente acontece – está acontecendo ou aconteceu. Como não poderia deixar de ser, os que estão a encabeçar os despautérios voltam-se contra mim. Isso é normal ocorrer. É de lastimar-se, por óbvio, pois são grupos formados por pessoas de almas e mentes pequenas – e ainda desonestas, do tipo que segue a Lei do Gérson: Levar vantagem em tudo. Ora, se esses se dão bem, os demais, mesmo sem  o saberem, estão perdendo. Esses, pela idade já avançada, por saúde, por temperamento, por acharem que não vale a pena incomodarem-se… deixam passar, o que confere mais e mais ousadia aos atos dos desonestos e sempre irresponsáveis, que tentam alçar vôos mais elevados, dada a impunidade reinante no país que tem efeito cascata sobre a sociedade.

Felizmente não sou assim, devido aos Princípios, Valores e educação com que fui criada, ínsitos em meu caráter, fazem parte de meu ser.


Diversas foram as contendas que têm emergido no transcorrer de minha existência. E justamente por não ser do tipo: “deixa prá lá…Não vai dar em nada mesmo, prá quê então te incomodares? Larga de mão , eles são irmãos-que se entendam, que se matem,” etc…                                                                           

Não me lembro de ter deixado coisa alguma prá lá… Se há algo errado, se há pessoas enganando deslavadamente a quem quer que seja e disso eu venha a ter conhecimento, tomo a atitude que qualquer pessoa de caráter íntegro tem o dever de tomar.                                                                                                                             Fatos os mais comezinhos do dia a dia, para citar apenas um exemplo: filas quaisquer que sejam (bancos, supermercados, conduções): não passo na frente de ninguém- muito menos permito que passem na minha. Reclamo com educação, voz delicada, sutil mesmo, por exemplo: “minha senhora, enganou-se. A fila se inicia desse (ou daquele) lado…                                                               Vezes há, inclusive, que chego até a divertir-me abrindo o verbo (geralmente nas filas de bancos, quando falo na existência de lei que pune o estabelecimento que deixa o cliente mais do que um certo período de tempo nas ditas filas)… Interessante é notar-se que à minha voz passam a juntar-se outras mais, em coro – e logo, logo, aparece um funcionário do banco e tudo passa a funcionar como deve.


Nas ações nossas de todos os dias está assentado quem somos e o que pretendemos. Cabe indagar: QUAL SERÁ NOSSO LEGADO À POSTERIDADE?


SE NADA FIZERMOS, COMO NOS OLHARMOS NO ESPELHO? SERIA IRRESPONSABILIDADE, ATÉ MESMO UMA ’VIDA EM VÃO’.                                      

A vida é luta renhida, que aos fracos abate e aos fortes só faz exaltar“, escreveu Gonçalves Dias . Indico sua leitura na íntegra, amigos leitores, pois o poeta diz com muito mais propriedade sobre esse assunto do que eu poderia escrever.


A certeza de termos feito o ’nosso’ possível- mesmo que este ‘possível ‘não tenha sido o suficiente para que atingíssemos o objetivo colimado- dá à alma paz de espírito, e à razão, a prova de termos ’lutado o bom combate’, de nossa vida ser útil, digna e plena em realizações positivas.






(*) http://www.talentos.wiki.br/postmc.php?id=75058