Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































Outras Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Santa Maria e a necessidade de reforma na legislação


                                                                                                                          law2
Padrões de comportamento, inocência, culpabilidade,  sistemas sociais, tribunais, legislação, igualdade, direitos, responsabilidade, liberdade, ética... O Direito busca a JUSTIÇA, mas muitas leis são injustas. "O Brasil precisa de uma lei para modificar as leis que permitem injustiças" (Não é  truísmo, mas realidade)



Alguns juristas têm-se pronunciado sobre a trágica ocorrência das mortes que poderiam ter sido evitadas SE uma série de circunstâncias tivessem sido observadas.

Frederico Viegas,  professor de direito Civil da Universidade de Brasília disse que as indenizações para as famílias das vítimas poderão demorar 10 anos para serem pagas pois “este tipo de processo é complexo e só deve ser concluído quando chegar ao STJ” (*)

Fundamentadas na legislação existente, suas afirmações alertam de forma real para a premente necessidade de mudá-la.  É um absurdo o tempo que leva para finalizar-se um processo.
'Defender direitos' (ou supostos 'direitos’) é uma coisa. No entanto, usar as leis existentes exaurindo os recursos todos - mesmo sabendo que não há chance alguma  de vencer (pois as provas todas são CONTRÁRIAS ao alegado ou pleiteado, é outra... )

Ressalte-se ainda que a maioria dos acusados – nos processos todos - age assim, pois a lei permite – procrastinam aética e imoral, mas legalmente esses processos.  Esclareça-se, a bem da verdade: ações judiciais não seriam impetradas, SE os responsáveis (irresponsáveis?)  cumprissem com suas obrigações.  São pessoas que agem, no mínimo de forma incorreta durante seu viver. Tanto assim é que todos os anos os tribunais brasileiros recebem número excessivo de ações. Para ter-se uma ideia, só no ano de 2012, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou 784 mil recursos ...   (muitos não foram sequer conhecidos – muito menos providos). Ou seja: perda total de tempo dos magistrados que poderiam estar a dedicar-se a julgar ações procedentes...

A meu ver, o ‘direito de defesa’ deveria cingir-se à ética – mas o que se vê – e com freqüência absurda, é o abuso desse direito.  A triste verdade, é que não se pode mudar o caráter dos homens ...
No caso da tragédia de Santa Maria, não há dinheiro que pague vidas tão cedo ceifadas por irresponsabilidade de muitos. Esta será averiguada e os indiciados responderão - em futuro incerto e não sabido - por seus atos e/ou omissões.

Indignada, insisto - entre outros - na mudança da legislação atinente ao assunto, para que o número de recursos seja reduzido. Naturalmente isso será para o futuro, pois, no presente, isso não tangerá os responsáveis pela Tragédia de Sta. Maria. Porém, a dor causada nos que perderam seus entes queridos poderá ser a semente de leis mais severas e rápidas que possam vir a evitar fatos semelhantes venham a ocorrer, pois tais leis poderão ser redigidas com dispositivos para acelerar  o Processo Civil e a subsequente aplicação das penas e, sendo o caso, o pagamento das indenizações devidas pois, para esse tipo de gente, só a perda de bens materiais  tem significado e poderá frear-lhes as más ações.  

Conscientizá-los é difícil, quase impossível,  pois a questão é só uma:  falta-lhes caráter íntegro. Contudo, restarão certos de que se 'há direitos, há obrigações'  e de que os que desobedecem as leis serão  responsabilizados e penalizados não só de acordo com o grau de sua desobediência, como o mal que causaram. A  verdade  jamais pode ser acobertada por mentiras, assim como "o Sol não pode ser tapado com uma peneira". 

Em termos abrangentes, é isto o que a sociedade brasileira exige:
mudança na legislação, leis com mais rigor e celeridade!

Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha.                                                                                                                                                            OAB/RJ 004762

Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2013



(*) 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Árvore? Floresta?





There are very few human beings who receive the truth, complete and staggering, by instant illumination. Most of them acquire it fragment by fragment."- Anais Nin
                                                  








Jamais tive preocupação em 'ser original', mas em 'ser eu mesma' - agradasse ou não aos demais. Quem  
gostasse de mim, teria que gostar DE MIM, e não de uma personagem que eu viesse a representar. Os que me
conhecem sabem de minha  'autenticidade'.
Não  busco a popularidade, tampouco  estar bem com todos (seria impossível: agradaria a alguns, desagradaria a outros tantos...)   E mais: provavelmente essa dualidade não me faria bem .  Cedo aprendi a ser delicada, mas firme em meus propósitos.  Ensinaram-me a tratar a todos igualmente - com cortesia, a considerar as 'diferenças' como  naturais (cada um de nós é um universo); a expor minhas idéias de forma independente e respeitar, por óbvio , pensares  que discrepavam dos meus. 

Portanto, a imagem sobre a qual agora escrevo, nada tem de original - mas veio-me à mente e a partilho com os que leem meus escritos.

Ver além da árvore, a  floresta: visão macro-abrangente...

Há pensamentos que são universais - pontos únicos, pois imanentes aos sentires dos seres que se encontram "na floresta" e não nos galhos das árvores, imaginando estar salvas dos perigos que se encontram abaixo.  Poderão até  sentir-se assim, porém, não entendem que 'estar a salvo', cerceia-lhes o Ser. Mesmo do alto, NADA podem discernir, pois essa alienação não só lhes coloca vendas, como  lhes impede de captar os sons das vozes da Razão e da ALMA. 

Quanto aos demais, os que se encontram na floresta,  serão estes  os que olham para o horizonte que nasce  da LUZ e a ele se integram, dissolvem-se, mantendo, no entanto, sua essência. Contraditório?... Talvez sim, talvez não. Dependerá do leitor... 

Sou árvore. Sou árvore.  Às vezes única mas sempre parte da floresta.


Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha                                                                                                                                                  Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2013. 





Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha                                                                                                                                                  Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2013. 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Calou-se a voz do poeta(*)









 Oremos por sua alma cujos sentimentos seguem vivos em seus versos
                                                           

A Terra ’perdeu’ BARUC, mas o CÉU passou a ser mais brilhante, pois entre suas estrelas e os anjos, está agora nosso querido amigo poeta.







(*)Constantino Grigório dos Santos - BARUC -  poeta brasileiro, morreu no diai  13 de Janeiro de 2013.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

‘Feudos’ familiares na Terra Tupiniquim







                                                                                                        
O Sarney é do Maranhão ou o Maranhão é do Sarney?              



O Brasil é uma república 

com política hereditária. 

Filhos sucedem ou 

seguem os pais em seus 

cargos, como nepotismo

oficializado. 

Feudos  familiares.








Mirna Cavalcanti de Albuquerque.                                                                    
Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2013 .

DROGAS: Há que o Estado buscar os grandes traficantes


Bom dia, amigos! 

Indico-lhes a leitura do artigo postado no blog do Horácio CB, escrita por Ferreira Gular, por seu conteúdo, vez que grande parte de nossos jovens, e mesmo crianças estão a ter suas vidas ceifadas prematuramente pelo uso de drogas: http://horaciocb.blogspot.com.br/2013/01/um-confuso-bate-boca-ferreira-gullar.html

Entre outros, escreveu Ferreira Gullar:
"... não há produção e venda de mercadoria alguma se não houver consumidor."... É a milenar regra 'da oferta e da procura'. 

Concordo com o conteúdo deste artigo. Penso que o cerco aos traficantes não só deveria ser intensificado, como as autoridades competentes (Att., PF!) deveriam buscar saber QUEM são os reais 'chefões'. Garanto-lhes: os que se encontram nos morros, são 'chefetes'paus mandados. Os verdadeiros chefões habitamnos endereços nobres das cidades. No caso do Rio, que tal uma percuciente busca nos milionários condomínios (só para citar alguns) da Delfim Moreira, Vieira Souto, Barra? 

Que a Receita Federal preste as informações solicitadas pelos órgãos competentes; que comparações entre ganhos e gastos sejam feitas; QUE TODOS OS MEIOS DE BUSCA LEGAIS SEJAM USADOS. 
'Cortando a cabeça da cobra', ela não mais poderá fazer mal.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque



       
Os  reais  chefões do tráfico são pessoas que frequentam o high society e as colunas sociais. Descobertos, passarão a ser personagens das colunas policiais.     


          
                                                                                                 
Os grandes traficantes de drogas são pessoas fora de qualquer  suspeita, não  infelizes como esses ...

Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                                                                                                   Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2012





Filha de Deus: “Esta mulher sou eu”


 
 
 
 
 
 

                                                                                             
sprit.light2
Esta pintura de Sarolta Ban , lembra-me a luz que desde pequenina tem-me iluminado o existir .  Suas fortes raízesbuscam cada vez mais a força geradora da  Mãe Terra  e  crescem em busca de sua energia vivificante. 


Deus abençoou-me.
Desde que nasci, tem  o Senhor colocado em meu Caminho seres especiais Cada um deles, consoante seu tempo em minha vida,  com amor e dedicação transmitiu-me  suas  experiências e saber. Avidamente os tenho absorvido e adotado; fazem de mim  quem realmente sou – são inerentes ao meu ser : sensível mas forte, corajosa, destemida, incansável advogada das justas causas, alma guerreira, espírito indomável e, acima e além: digna criatura e Filha de Deus.


Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                                                                                                   Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2012. 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A velhinha da 'cannabis'


                                                                                                                     cannabys2cannabys2
Não se pode negar que a ’cannabis sativa’ é de um lindo verde e que suas folhas são belas. Quem sabe por isso a velhinha não deixou crescessem quando ’apareceram’?




AnteScriptum


Este conto foi escrito com base em fatos ; situações similares ocorrem em muitos países do mundo.
Há que considerar-se  que a maioria dos idosos recebem valores ínfimos ao se aposentar. Considere-se outrossim, que a falta de ética independe de idade e que cultivar maconha em casa, para vender, pode ser, para os que carecem de Princípios, o 'caminho mais fácil' para obter um ‘dinheirinho extra’.                                                                                        
Os que  quiserem, podem  pesquisar no "Google" ou qualquer outra ferramenta de busca; constatarão a atualidade    e  a frequência de fatos análogos ao aqui narrado.
Mirna.




"A velhinha da cannabis"


Ela era uma doce e sossegada velhinha que, para complementar sua parca aposentadoria (?!...) plantava a cannabis em seu quintal.                                                                           
Em uma tarde de um dia qualquer, após ter preparado seu chá verde e saboreá-lo com deliciosas broinhas de milho recém tiradas do forno...  sua memória ia sendo  enlevada por doces lembranças. 

"Toc,  toc,  toc ..."  O barulho fê-la voltar à realidade. Olhou para a janela e vislumbrou, através das cortinas de renda antiga, dois homens  a bater à porta de sua casa. Um deles trazia em mão  um mandado judicial que determinava fosse feita busca em sua casa.  Surpresa, desconcertada e até mesmo assustada, ela teve que deixá-los entrar. Imediata e meticulosamente os federais iniciaram, gentis, seu trabalho.  Ela os seguia silenciosamente com passinhos rápidos ...                                                                                                                                                                                                                                          

Nada encontraram dentro da casa mas, ao abrirem a porta da cozinha ... um magnífico tapete verde  forrava, exuberante,  a parte dos fundos: o quintal estava  todo verde - um verde esmeralda surpreendentemente belo, por sinal!  
Um policial olhou para o outro...  Espantados, viraram-se e olharam simultaneamente para a velhinha como se não acreditassem – pois sua figura frágil não se coadunava à de uma plantadora de coca...

"Pronto! Descobriram. Estou frita”, ela pensou. O pince-nez (*) caiu-lhe do nariz ...  Sem graça, ruborizada, com os olhos arregalados  no redondo rosto angelical, meneou sem esperança a cabeça e disse-lhes com voz de falsete (*) semitonada:
“Não sei como estão aí! Não as semeei! Simplesmente começaram a brotar e foram crescendo, crescendo... !"



(*) voz esganichada
(**) óculos antigos, sem hastes, que se mantêm no nariz pela pressão de uma mola.
                                                                                                                            cannabys+old-woman



Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                                                                                               Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2012

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Big Brother Brasil e a televisão brasileira








Reconhecer e traçar os limites às atividades humanas é fundamental para o bem viver a integração à sociedade para que esta seja , realmente, um ’todo harmônico’.                                                              No entanto, não há necessidade de ser-se 'gênio', mas ter-se visão precisa da realidade. 










AnteScriptum

Esclareço que minha intenção não é ofender os que apreciam os BBB's (que entra em sua 13ª fase), mas externar meu pensamento - fundamentada em fatos sabidos pela maioria - relativamente ao referido programa. A meu ver, programas assim, corroboraram a ignorância do povo que o assiste, bem como avilta a própria dignidade da nação. A televisão é veículo que, bem usado, poderia ajudar na expansão da educação e dar-lhe base.

Amigos leitores,
Estando para iniciar o inqualificável programa de TV - BBB 13, escrevi a crônica Apparício Torelly e o BBB (*). Logo após tê-lo feito, iniciei a escrever o que hoje posto.
Realmente não entendo como um programa destituído de qualquer resquício de positividade tenha tanta audiência. Ou melhor: se o IBOPE revela records, podemos extrair que o nível da inteligência e maturidade mental dos que o assistem raiam à imbecilidade...
Ressalto: a televisão não só PODERIA como DEVERIA ser meio  e coadjuvante dos melhores para a obtenção de conhecimento - e não de idiotização.

O Estado, por sua vez - entre outros - e respeitando a liberdade de imprensa, teria que cumprir as determinativas constitucionais todas e, no caso, as relativas à Educação. Com este objetivo, DEVERIA traçar limites para o que é razoável e o que avilta o ser humano... proteger os Valores que deveriam balizar os agires da Nação (leia-se‘povo')...

Sabe-se que a Educação busca atingir bens relevantes e estes, certamente não se encontram na maioria dos programas televisivos brasileiros, salvas as raríssimas exceções que conhecemos. Consoante o que se tem visto, o ente estatal tem (ao reverso do que deveria) estimulado esse tipo baixo de informação que revela, inclusive, desvios sérios de conduta. As programações várias consistem na subversão de tudo o que é correto, como a supremacia de sentimentos elevados. Mostra quase sempre comportamentos pequenos - mesquinhos mesmo, carentes de respeito e de dignidade, agires que desagregam a família, o desrespeito e o desamor por mestres, idosos e as chamadas minorias... Infelizmente transformou-se - em Espelho que reflete a sociedade e vice-versa.
Quanto ao BBB, é uma espécie de 'opium', do gênero que a Inglaterra fornecia aos chineses no século XIX para explorá-los e depois, dominá-los, conforme a História registra.
Lembro, por oportuno que o desrespeito frontal a Valores e Princípios foi o condutor do término de impérios e mesmo, civilizações. Indico, para os que estiverem interessados em aprofundar seus conhecimentos e comprovar o fundamento de minha preocupação, as leituras de "A Decadência do Ocidente" ( O. Spengler) e "Um estudo da História" de (A. Toynbee).

Transcrevo abaixo, por sua objetividade percuciente e concisa, comentário de André Azevedo, sobre a matéria referida no início deste:

"Entendo que a estupidez machuca muito e profundamente. Contudo, a televisão, arma concebida como aparato de guerra, destila o ópio necessário para que se consiga cada vez mais injetar doses cavalares de imbecilidade no povo.
É nítido que já houve mais cautela para invadir casas com promiscuidades e pobreza intelectual, mas na mesma medida que injeta o veneno em nossas veias, aumenta nossa tolerância, nossa cegueira... e serão muitos os "BBB", novelas, filminhos, séries e tudo o mais que possa aleijar a capacidade de querer livre, sem arquétipos, sem modismos.
Tempos de pouca luz..." (**)

Respondi-lhe:

"Quanto à 'doer', penso que dói mais em nós, e nos que 'têm olhos para ver' pois, no caso, há condição de captar o objetivo ínsito nesse programa e outros análogos. Este fato ‘dói forte, dói fundo e chega a arder no peito' . 
Nem se alegue 'teoria da conspiração' qualquer que seja. Trata-se de orquestrada desintegração moral de um povo com objetivos nada esconsos e que ficaram claros no famigerado PNDH III".

Fecho este artigo, desejando que pensem a respeito de seu conteúdo e indagando: 
"QUEM ganha objetiva e realmente com isso?

Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha                                                                            Rio de Janeiro, 06 de Janeiro de 2012




(*) http://mirnacavalcanti.wordpress.com/2013/01/06/bbb
(**) http://mirnacavalcanti.wordpress.com/2013/01/06/bbb/#comment-2380


NOTA: esta matéria encontra-se também publicada - até o momento em:


http://www.becodospoetas.com.br/profiles/blogs/big-brother-brasil-e-a-televis-o-brasileira?xg_source=msg_appr_blogpost



















sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Algo deve ser feito!


Entra ano, sai ano...Entra governo, sai governo... E tudo segue na mesma...

Onde o respeito das ’autoridades constituídas’ pela vida das pessoas? 
-
                                            





Algo deve ser feito!


Calor intenso.Veio a chuva, refrescou. Algumas 


cidades do Rio, mesmo alguns bairros inundaram, 

encostas 
deslizaram, pessoas - o pouco que tinham 





perderam. 








Até quando?
























































NOTA: Esta matéria se encontra também na versão em Inglês nos sites abaixo: 

http://mirnacavalcanti.wordpress.com/2013/01/05/rains-in-rio/

http://www.becodospoetas.com.br/profiles/blogs/algo-deve-ser-feito-something-must-be-done-she-said-44?xg_source=msg_appr_blogpost

http://www.talentos.wiki.br/post.php?id=84377