Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































Outras Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A VERDADE, sendo una, multiplica-se no uso do vernáculo...





                                                                                                    
 “A única verdade é a realidade”. ( Aristóteles)
Todos já ouvimos falar da Teoria da Relatividade ( E = mc2) que, em termos gerais, amplos conclui: “A Energia não pode ser criada nem destruída e a Energia em todas as formas tem Massa” ou  “A Massa não pode ser criada nem destruída e, em todas as formas, possui Energia” …  
Mas não é à Física que pretendo me referir. Veio-me à mente a expressão: “tudo é relativo”…
O foco deste ensaio é a VERDADE e esta não é relativa :  ou o fato aconteceu ou não. Inexiste  meio termo; o ‘não é bem assim’,  o ‘mais ou menos’…   É, ou não É.
Impróprio, portanto, dizer-se – e ainda com ares de (inexistente) superioridade  :“tudo é relativo” .
Tendo eu lido a Teoria em questão (verdade que pouco dela entendi), resta claro que Einstein, ao elaborá-la, não estava nem de longe, tendo em vista a VERDADE.
Há gente que tenta apoiar-se na  Teoria da Relatividade, vez que não têm argumentos consistentes e, pois aceitáveis de convencimento para debater seriamente um assunto, tergiversam com o objetivo de tentar finalizar  ou mesmo fugir do ponto central de uma altercação. É mais fácil sair ‘de escanteio’  e dizer, como pondo um ponto final na discussão: “tudo é relativo”… e pensam que assim demonstram inteligência.
Quando me dizem: “não é bem assim.” ou “tem que se ouvir o outro lado…” ( óbvio, pois há muitos que mentem e é necessário confrontar-se os envolvidos (se nos interessa) para chegar ao que realmente ocorreu)…  ou quando ouço o já desgastado ditado: “há três verdades: a minha a tua e a ‘verdade’ propriamente dita”…  Sinceramente me irrito, pois a verdade é uma só.
Exemplo simples – mas não simplista: se, em um dia de sol escaldante, calor senegalesco, eu digo: “Está chovendo e muito frio…” onde a ‘relatividade’ que tantos apregoam?  Como negar a verdade?  Mas muitos a negam e reiteram negando, malgrado a realidade evidente, pois salta aos olhos.
A VERDADE pode ser considerada  sob  todos os ângulos existentes , vejamos a seguir, apenas alguns:
 O filosófico : “  Como todos os sonhadores confundi o desencanto com a verdade!(Jean Paul Sartre) ;…  E  “Toda verdade passa por três estágios. No primeiro, ela é ridicularizada.No segundo, é rejeitada com violência. No terceiro, é aceita como evidente por si própria”. (Arthur Schopenhauer)
O sarcástico : “Algumas pessoas nunca dizem uma mentira – se souberem que a verdade pode magoar mais”.(Mark Twain)
O irônico : “ A verdade não é complexa, nós é que somos”. (Oscar Wilde)
O cínico: “Não ser descoberto numa mentira é o mesmo que dizer a verdade”. (Aristoteles Onassis)
O da sabedoria : “A maior eloquência não é a palavra pronunciada, mas a verdade em ação”. (Textos Judaicos)… E:  “O erro não se torna verdade por multiplicar-se na crença de muitos, nem a verdade se torna erro por ninguém vê-la” … E ainda: “A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro”. (Mahatma Gandhi)
O poético: “Tão pobres somos que as mesmas palavras nos servem para exprimir a mentira e a verdade”. (Florbela Espanca)
O político: “Os homens tropeçam por vezes na verdade, mas a maior parte torna a levantar-se e continua depressa o seu caminho, como se nada tivesse acontecido”. (Winston Churchill)
O humano :” Que seja doce a dúvida a quem a verdade pode fazer mal.” (Michelangelo Buonarroti)
O Ético:”A luta pela verdade deve ter precedência sobre todas as outras.” E   “Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”. (Albert Einstein)

Constata-se , após as transcrições acima, porque qualifiquei a ‘verdade’ como ‘fascinante‘. Oportunamente voltarei a escrever sobre o mesmo nas suas mais variadas nuanças.
Parece ter-se transformado em hábito,  o ‘mentir’.
Mentem todos os que, por conveniência pessoal – ou para tentar denegrir a imagem dos que lhes estão a ‘incomodar’, pois descobriram a ‘verdade’ que estão ocultando: seus ‘agires’ desonestos, antiéticos, amorais e até mesmo ilegais. Para esse tipo de seres, a mentira chega mesmo a ser a única forma que entendem do ‘viver’.
Esquecem-se de que o Tempo faz a verdade subjetiva e real emergir de per si objetivamente  E  que , consoante William Blake, fatalmente ocorrerá dizer-se: “…  não se imaginava o que agora é provado.”

Busque-se a Verdade! Esta faz pendant e ‘rima’ com a honestidade.


Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                                                                                                                    Rio de Janeiro, 28 de Junho de 2012 

Nenhum comentário: