Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































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quinta-feira, 2 de agosto de 2012


 
 
 
 
 

Ante Scriptum

Escrevi em abril de 2010: “O que há com as Faculdades de Direito?”(*) que atingiu 1080 acessos e obteve 13 comentários.

Tendo em vista que o problema sobre o qual discorri não só persiste – como ainda surgiu um mgrupo forte de pessoas (alguns até mesmo advogados) com o objetivo de acabar com o Exame de Ordem, reeditei o artigo e o posto aqui para reflexão dos leitores. Sintam-se à vontade para comentarem para que o assunto – cujo único vínculo é com a verdade – seja plenamente esclarecido. Responderei a todos os que se pronunciarem.

Atenciosamente,
Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha                                                                                                                                                                 Rio de Janeiro, 02 de Agosto de 2012
“Descrever” ou “Escrever” sobre a Educação?…  É bastante preocupante o que tem ocorrido há anos em nosso país. Ou, relativamente à Educação, há que ser feita uma drástica mudança, ou – em alguns anos-  provavelmente nem mais o Portugues será falado.

Ecoam até hoje em meu ouvido as palavras de meu falecido e sábio pai: “Saber não ocupa espaço. Estuda, minha filha. Jamais pares de fazê-lo. Quanto mais estudares, mas quererás aprender. O estudo far-te-á crescer como criatura e quanto mais souberes, melhor poderás servir nosso Brasil e contribuir para que cresça como Nação. Assim, estarás apta para auxiliar nosso povo”.

A dificuldade de expressão da maioria dos estudantes – atualmente
Os artigos que publico – e escrevo-,  em sua maioria são de interesse do povo. Informam e proporcionam a troca de idéias as mais variadas: umas pertinentes, outras não. Há que respeitar-se, no entanto, a Liberdade de Expressão , garantida em altura constitucional. Cada um se expressa como sabe- ou não sabe… ou mesmo não se expressa de todo!
A tecnologia avança – ótimo que assim continue! As ferramentas de busca em muito auxiliam. Há dicionários os mais variados, enciclopédias inúmeras… enfim: a facilidade que essa tecnologia oferece, não está sendo usada como poderia no auxilio dos estudos e, pois, do conhecimento.  Ao contrário: essas facilidades todas, parecem que estão tirando dos alunos, principalmente dos mais jovens, a oportunidade de pesquisar em bibiliotecas na busca dos livros que contém as matérias que necessitam.
Tenho mesmo a impressão quase concreta, de haver uma carência fundamental de correta orientação por parte de alguns professores… talvez, pelo fato de eles mesmos não saberem pois, quando estavam a estudar, o Sistema Educacional encontrava-se em decadência (iniciou-se esta com a primeira Lei de Diretrizes e Bases (1961)…  As subseqüentes, vieram sempre para piorar a ’matriz’ do por ela pregada, que nada tinha de bom. “But this is another story“, como diria Kipling.
'Antigamente' era assim 
Pelo exposto, não se pode deixar de considerar – sem saudosismo algum – o quanto se aprendia e o quanto se estudava – e corretamente-  há uns 50 anos. O Latim era (e é) fundamental para as linguas neolatinas, como o Francês, o Italiano, o Espanhol, o Romeno e o Português (entre outras que, principalmente do Espanhol e Francês se originaram, formando espécies de dialetos, como o Catalão, p. ex.).
Acresço que, junto com o Grego, auxilia o Latim- e muito-  os que pretendem seguir Ciências Biológicas, Medicina, Zoologia…Isso sem mencionar o fato dos sufixos e prefixos gregos e latinos para o entendimento de muitos vocábulos.
É verdade que ninguém saía do ’ginásio’ falando Latim, Frances, ou Ingles. Garanto-lhes, todavia, que nossa lingua era bem falada e bem escrita (o que dificilmente ocorre hoje)… Tínhamos provas semanais e mensais, bem como exames semestrais e de fim de ano. As provas eram escritas e orais e as médias exigidas eram elevadas.
Ninguém ainda havia aventado a “brilhante” idéia das provas de ’múltipla escolha’(parecem até ‘loteria esportiva‘… se calhar, o mau estudante, se com sorte,  passa).
As provas todas eram discursivas em todos os níveis, principalmente ao prestar-se o vestibular. Eram sorteados três assuntos e sobre os mesmos, tínhamos que discorrer. Quem não houvesse estudado, teria grandes dificuldades para escrever sobre qualquer assunto. Ora, os que  não sabiam,  seus cérebros não  continham as informações – como, então, transpor  inexistente saber para a branca folha de papel que jazia à sua frente, sobre a escrivaninha (sim, leram certo : jazia , pois uma folha sem nada escrito que lhe desse vida, mais se assemelhava (para mim),  ’a’ o que deveria ter sido estudado e estava embrulhado em uma mortalha)… nada mais, nada menos…
De alguns tempos para cá, a situação do Ensino no Brasil, tem caído vertiginosamente. Com raríssimas exceções, nossos estudantes usam um Português péssimo, sem respeito algum à gramática; nem mesmo conhecem e se conhecem, não aplicam – seus conceitos mais básicos. Ignoram, por exemplo, as concordâncias todas.
Muito tem corroborado para o que acima escrevi acentuar-se , o advento da internet: está se desenvolvendo o internetês. Assim, com o auxílio negativo dessa  ’nova lingua’, o Português se vai diluindo em um poço cujo fundo é a ignorância.
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac,  “Príncipe dos Poetas Brasileiros” o maior dentre os melhores dos Parnasianos, afirmava sobre a importância da lingua:
“A Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto de aparelhos economicos ou políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo.”
Que ‘herança’ será deixada para os futuros brasileiros? Que língua falarão – Se é que falarão, pois, pelo que vemos hoje, poderão bem emitir grunhidos como nossos ancestrais. Para dar-lhes uma idéia da triste situação em que se encontra o Ensino em nosso país: ao abrir a Tribuna do Advogado, não há uma só edição que não contenha anúncios: ” Ensina-se Português para Advogados”... o que claramente demonstra a falta de conhecimento da língua que, no caso, é o instrumento ou mesmo a ’arma’ que nós, advogados, usamos para combater todas as iniquidades, injustiças, desigualdades sociais, etc.
Necessidade de reforma da educação, pagamento digno aos professores e da manutenção  do Exame de ORDEM  
Penso: que tipo de escolas freqüentou um aluno que não obteve aprovação no Exame de Ordem? Como foi aprovado nos níveis inferiores, de que maneira entrou para a faculdade, e como essa faculdade concedeu-lhe o diploma de bacharel?
Acima e além, há ainda um outro aspecto (este, bastante perigoso): os poucos que, carecedores dos conhecimentos não só necessários como fundamentais da Ciência do Direito para que possam exercer a profissão que escolheram, conseguem passar(misteriosamente) no Exame de Ordem. Como exercerão sua profissão? Que tipo de serviços prestarão? E os direitos dos possíveis futuros clientes, entregues em mãos de incapazes, como ficam ? A quem caberá a responsabilidade? (**)
A meu ver, existe  ’culpa’(talvez mesmo ‘dolo’) por parte  do próprio Estado que, após as diversas Leis de Diretrizes e Bases, deixou a Educação  ‘sem diretrizes e sem bases’,  tendo como  principais ’vítimas’ são os alunos.
É verdade que aqueles que querem realmente estudar, o fazem, mas a obrigatoriedade do Ensino, parece ter-se tornado ‘letra morta’ na Constituição. O ensino público tem que ser prioridade de todo e qualquer governo que queira um futuro digno e promissor para seus cidadãos,
“Quanto mais ignorante um povo é, mais fácil será manipulá-lo” , ensina-nos o anexim.
É uma lástima o descaso frontal com a Educação e seus pilares: os professores. O brasileiro é um povo inteligente, curioso, criativo…
Fundamental é que o Governo tome todas as providências cabíveis para reverter essa caótica situação.
Que o governo dê à Educação a atenção que merece e possamos ter um povo desenvolvido intelectualmente ao seu máximo.
Que a internet seja usada da melhor maneira possível. Que os livros todos, principalmente os Clássicos, voltem a ser lidos pelos estudantes! E,  last but not least, que os professores de todos os níveis tenham reconhecidos seus esforços e recebam salários dignos. (***)
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
OAB/RJ 004762 

(**) Verifica-se que todos os anos tem aumentado o número de bacharéis que não passam no Exame de Ordem.
(***) Há professores que recebem menos do que os prestadores de serviços – sejamdomésticos ou não.

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