Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































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domingo, 4 de abril de 2010

EDUCAÇÃO:O Que há com as Faculdades de Direito?




"Descrever" ou "Escrever" sobre a Educação? É bastante preocupante o que tem ocorrido há anos em nosso país. Ou, relativamente à Educação, há que ser feita uma drástica mudança, ou em alguns anos, provavelmente nem mais o Portugues será falado.





Ecoam até hoje em meu ouvido as palavras de meu falecido e sábio pai:


"Saber não ocupa espaço. Estuda, minha filha. Jamais pares de fazê-lo. Quanto mais estudares, mas quererás aprender. O estudo far-te-á crescer como criatura e quanto mais souberes, melhor poderás servir nosso Brasil e contribuir para que cresça como Nação. Assim, estarás apta para auxiliar nosso povo".


Os artigos p aqui ublicados são, em sua maioria, excelentes. Informam e proporcionam a troca de idéias as mais variadas: umas pertinentes, outras não.


Há que respeitar-se, pois a Liberdade de Expressão é garantida em altura constitucional e cada um se expressa como sabe- ou não sabe... ouu mesmo não se expressa!


A tecnologia avança - ótimo que assim continue! As ferramentas de busca em muito auxiliam. Há dicionários os mais variados, enciclopédias inúmeras... enfim: a facilidade que essa tecnologia oferece, não está sendo usada como poderia no auxilio dos estudos e, pois, do conhecimento. Ao conrário: essas facilidades todas, parecem que estão tirando dos alunos, principalmente os mais jovens, a oportunidade de pesquisar em bibiliotecas,na busca dos livros que contém as matérias que necessitam. Tenho a impressão quase concreta, de haver uma carência fundamental de correta orientação por parte de alguns professores... tlavez, pelo fato de eles mesmo não saberem... mas "This is another story", como diria Kipling."

Pelo exposto, não se pode deixar de considerar - sem saudosismo algum - o quanto se aprendia e o quanto se estudava - e corretamentem há uns 50 anos.  Latim era (e é) fundamental para as linguas neolatinas, como o Francês, o Italiano, o Espanhol, o Romeno e o Português (entre outras que, principalmente do Espanhol e Francês se originaram, formando espécies de dialetos, como o Catalão, p. ex.).


Acresço que, junto com o Grego, auxilia p Latim e muito, os que pretendem seguir Ciências Biológicas, Medicina, Zoologia...Isso sem mencionar o fato dos sufixos e prefixos gregos e latinos para o entendimento de muitos vocábulos.


É verdade que ninguém saía do ’ginásio’ falando Latim, Frances, ou Ingles. Garanto-lhes, todavia, que nossa lingua era bem falada e bem escrita (o que dificilmente ocorre hoje)... Tínhamos provas semanais e mensais, bem como exames semestrais e de fim de ano. As provas eram escritas e orais e as médias exigidas eram elevadas.


Ninguém ainda havia aventado a "brilhante" idéia da ’múltipla escolha’. As provas todas eram discursivas em todos os níveis, principalmente ao prestar-se o vestibular. Eram sorteados três assuntos e sobre os mesmos, tínhamos que discorrer. Quem não houvesse estudado, teria grandes dificuldades para  escrever sobre qualquer assunto.Ora, se não sabia, em seus cérebro não estavam as informações gravadas para transpô-las para a branca folha de papel que jazia à sua frente, sobre a escrivaninha (sim, leram certo : jazia , pois uma folha sem nada escrito que lhe desse vida, mais se assemelhava (para mim), como 'o que deveria ter sido estudado e estava embrulhado em uma mortalha)... nada mais, nada menos...

De alguns tempos para cá, a situação do Ensino no Brasil, tem caído vertiginosamente. Com raríssimas exceções, nossos estudantes usam um Português péssimo, sem respeito algum à gramática; nem mesmo conhecem e se conhecem, não aplicam - seus conceitos mais básicos. Ignoram, por exemplo, as concordâncias todas.


Muito tem corroborado para o que acima escrevi acentuar-se , foi o ’advento’ da internet: está se desenvolvendo o "Internetês"
Assim, com o ’auxílio negativo’ dessa ’nova lingua’ o Português se vai diluindo em um poço cujo fundo é a ignorância.


Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, o "Príncipe dos Poetas Brasileiros" o maior dentre os melhores dos Parnasianos, afirmava:
"A Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto de aparelhos economicos ou políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo."


Que ’herança’ será deixada para os futuros brasileiros? Que língua falarão? Se é que falarão, pois, pelo que vemos hoje, poderão bem emitir grunhidos como nossos ancestrais.

Para dar-lhes uma idéia da triste situação em que se encontra o Ensino em nosso país: ao abrir a Tribuna do Advogado, não há uma só edição que não contenha anúncios: " Ensina-se Português para Advogados"... o que claramente demonstra a falta de conhecimento da língua que, no caso, é o instrumento ou mesmo a ’arma’ que nós, advogados usamos para combater todas as iniqüidades, injustiças, desigualdades sociais, etc.


Penso: que tipo de escolas freqüentou um aluno que não obteve aprovação no Exame de Ordem? Como foi aprovado nos níveis inferiores, de que maneira entrou para a faculdade, e como essa faculdade concedeu-lhe o diploma de bacharel?


Acima e além, há ainda um outro aspecto (este, bastante perigoso): os poucos que, carecedores dos conhecimentos não só necessários como fundamentais da Ciência do Direito para que possam exercer a profissão que escolheram, conseguem passar(misteriosamente) no Exame de Ordem. Como exercerão sua profissão? Que tipo de serviços prestarão? E os direitos dos possíveis futuros clientes, entregues em mãos de incapazesei ? A quem caberá a responsabilidade?(*)


A meu ver, existe ’culpa’(talvez mesmo 'dolo') do próprio Estado que, após as diversas Leis de Diretrizes e Bases, deixou a Educação ’sem diretrizes e sem bases’.


As ’vítimas’ são os alunos.


É verdade que aqueles que querem realmente estudar, o fazem, mas a obrigatoriedade do Ensino, parece ter-se tornado ’letra morta’ na Constituição.

"Quanto mais ignorante um povo é, mais fácil será manipulá-lo" , ensina-nos o anexim.


Isso é uma lástima, pois o brasileiro é um povo inteligente, curioso, criativo...


Fundamental é que o Governo tome todas as providências para reverter essa caótica situação.


Que o governo dê à Educação a atenção que merece e possamos ter um povo desenvolvido intelectualmente ao seu máximo.


Que a internet seja usada da melhor maneira possível.


Que os livros todos, principalmente os Clássicos, voltem a ser lidos pelos estudantes!


E, ’last but not least’, que os professores de todos os níveis tenham reconhecidos seus esforços e recebam salários dignos. (**)

Mirna Cavalcanti de Albuquerque
OAB/RJ 004762

(*) Verfica-se que todos os anos têm crescido o número de bacharéis que não passam no Exame de Ordem.
(**) Há professores que recebem menos do que os trabalhadores domésticos.

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