Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































Outras Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Lula, devolva aos cofres da Previdência o que o governo lhe deve!



Lula! Não há desculpas aceitáveis para deixar de reajustar os valores das aposentadorias!






Reli há pouco o artigo: “Lula prova Que A Previdência Social Nunca Foi Deficitária”, datado de 23/01/deste ano.






O referido artigo transcreve uma então ’afirmação’ feita por Lula, para a ’platéia internacional, quando em DAVOS no início deste ano.. Afirmação essa que pode levar o leitor a dúvidas. Pois todas as vezes que o presidente se refere ao assunto “Previdência”, se não usa a palavra ’déficit’, utilisa-se de termos com significado idêntico.


Com todo o respeito pelo articulista, Lula nada ’provou’.


Tudo o que tenho escrito durante toda minha vida profissinal, refere-se ao fato de que a Previdência nunca ter sido deficitária.


Nunca o foi e nunca o será.


Há poucos dias, mesmo, escrevi – uma vez mais – que o maior devedor da Previdência Social é o próprio Estado. Ora: se o maior devedor da Previdência tem sido sempre o Estado (e isso desde o tempo do antigo INPS), qualquer problema de caixa daquele Instituto, SE ocorresse, deveria ser resolvido pelo próprio Estado, pagando sua dívida.


O Estado sempre foi péssimo pagador , para não dizer ’caloteiro’ (desculpem-me adjetivar) e o que é pior: os que o representam, têm desviado seus recursos para atividades outras, que nada têm a ver com a finalidade Previdenciária.


Posso no caso generalizar, sem receio qualquer de ser injusta, pois é fato: TODOS OS ÚLTIMOS GOVERNOS: TODOS, sem exceção, têm reiteradamente asserido essa deslavada mentira, com o fito de não cumprir o estabelecido em altura constitucional. A própria Constituição, antes atrelava os reajustes dos valores dos benefícios ao salário mínimo. Os políticos das duas Câmaras (Alta e Baixa): Senado e Câmara dos Deputados mudaram a redação de nossa Lei Maior.


Desmandos e mais desmandos com o dinheiro que pertence aos segurados do INSS têm sido cometidos por governos consecutivos.


Além dos desmandos, os dinheiros do INSS têm servido a propósitos outros. Entre tantos, menciono três: a construção de Brasília, a construção da estrada Trans Amazônica (que agora, em alguns trechos mais se assemelha a uma ’picada’ na selva) e a construção da ponte Rio-Niterói.


É mais do que vergonhoso retirar dos cofres de um Instituto Social Previdenciário, para construções públicas, não importa quais sejam elas. Isto pelo fato de que os valores tinham e têm um destino certo: pagar os benefícios dos aposentados e pensionistas: estes sim , os participantes, são seus verdadeiros ’donos’.


Tendo em vista que a Previdência Social é mutualista e usa o Regime de Repartição Simples, esse dinheiro jamais deveria ter sido usado pelos governos como se a eles pertencessem


Assim, o conteúdo da então afirmação de Lula, não foi novidade para os que estudam a Previdência Social.


Sendo quem é, seria para os brasileiros, "novidade” ter ele feito aquela afirmação publicamente e tê-la mudado há poucos dias?


Cabem algumas perguntas, pois tal asserção provoca dúvidas quanto à seriedade dos ’representantes do povo’. A seguir:


1 – SE Lula sabia que a Previdência não era deficitária, qual a razão – ou razões de ter declarado vezes sem conta, que “não há dinheiro para os reajustes e aumentos justos dos aposentados e pensionistas”?


2 – Qual o motivo que leva os líderes e partícipes desse governo a fazer a mesma declaração?


3 – Qual o motivo de, em sabendo não ser a Previdência deficitária, citarem-na sempre – a maioria dos representantes do povo (nossos representantes) - todos os anos como motivo da impossibilidade de aumentar condigna e justamente o salário mínimo, pois se tal ocorresse, aumentaria ainda mais o suposto(por eles) déficit?


4 – Por último, mas nem por isso menos importante: esta semana Lula declarou que (sic)" só poderia reajustar os benefícios se houvesse recursos”.


Isso é óbvio, pois determina a Constituição Federal (art. 194, IV, § 5º ):


” Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total”.


MAS PARA ISSO HÁ SOLUÇÃO, PRESIDENTE:




DEVOLVA O GOVERNO O QUE DEVE À PREVIDÊNCIA SOCIAL! CUMPRA COM SUA OBRIGAÇÃO!




Fecho este artigo, deixando para os leitores as conclusões.






Mirna Cavalcanti de Albuquerque


OAB/RJ 004762






(Publicado em Brasil, Direitos Humanos, Educação, Eleições, Fator Previdenciário, Justiça Social, Lula, Reforma Política, Respeito, SIM!, Seguridade Social, improbidade administrativa)

Nenhum comentário: