Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































Outras Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A VERDADE, sendo una, multiplica-se no uso do vernáculo...





                                                                                                    
 “A única verdade é a realidade”. ( Aristóteles)
Todos já ouvimos falar da Teoria da Relatividade ( E = mc2) que, em termos gerais, amplos conclui: “A Energia não pode ser criada nem destruída e a Energia em todas as formas tem Massa” ou  “A Massa não pode ser criada nem destruída e, em todas as formas, possui Energia” …  
Mas não é à Física que pretendo me referir. Veio-me à mente a expressão: “tudo é relativo”…
O foco deste ensaio é a VERDADE e esta não é relativa :  ou o fato aconteceu ou não. Inexiste  meio termo; o ‘não é bem assim’,  o ‘mais ou menos’…   É, ou não É.
Impróprio, portanto, dizer-se – e ainda com ares de (inexistente) superioridade  :“tudo é relativo” .
Tendo eu lido a Teoria em questão (verdade que pouco dela entendi), resta claro que Einstein, ao elaborá-la, não estava nem de longe, tendo em vista a VERDADE.
Há gente que tenta apoiar-se na  Teoria da Relatividade, vez que não têm argumentos consistentes e, pois aceitáveis de convencimento para debater seriamente um assunto, tergiversam com o objetivo de tentar finalizar  ou mesmo fugir do ponto central de uma altercação. É mais fácil sair ‘de escanteio’  e dizer, como pondo um ponto final na discussão: “tudo é relativo”… e pensam que assim demonstram inteligência.
Quando me dizem: “não é bem assim.” ou “tem que se ouvir o outro lado…” ( óbvio, pois há muitos que mentem e é necessário confrontar-se os envolvidos (se nos interessa) para chegar ao que realmente ocorreu)…  ou quando ouço o já desgastado ditado: “há três verdades: a minha a tua e a ‘verdade’ propriamente dita”…  Sinceramente me irrito, pois a verdade é uma só.
Exemplo simples – mas não simplista: se, em um dia de sol escaldante, calor senegalesco, eu digo: “Está chovendo e muito frio…” onde a ‘relatividade’ que tantos apregoam?  Como negar a verdade?  Mas muitos a negam e reiteram negando, malgrado a realidade evidente, pois salta aos olhos.
A VERDADE pode ser considerada  sob  todos os ângulos existentes , vejamos a seguir, apenas alguns:
 O filosófico : “  Como todos os sonhadores confundi o desencanto com a verdade!(Jean Paul Sartre) ;…  E  “Toda verdade passa por três estágios. No primeiro, ela é ridicularizada.No segundo, é rejeitada com violência. No terceiro, é aceita como evidente por si própria”. (Arthur Schopenhauer)
O sarcástico : “Algumas pessoas nunca dizem uma mentira – se souberem que a verdade pode magoar mais”.(Mark Twain)
O irônico : “ A verdade não é complexa, nós é que somos”. (Oscar Wilde)
O cínico: “Não ser descoberto numa mentira é o mesmo que dizer a verdade”. (Aristoteles Onassis)
O da sabedoria : “A maior eloquência não é a palavra pronunciada, mas a verdade em ação”. (Textos Judaicos)… E:  “O erro não se torna verdade por multiplicar-se na crença de muitos, nem a verdade se torna erro por ninguém vê-la” … E ainda: “A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro”. (Mahatma Gandhi)
O poético: “Tão pobres somos que as mesmas palavras nos servem para exprimir a mentira e a verdade”. (Florbela Espanca)
O político: “Os homens tropeçam por vezes na verdade, mas a maior parte torna a levantar-se e continua depressa o seu caminho, como se nada tivesse acontecido”. (Winston Churchill)
O humano :” Que seja doce a dúvida a quem a verdade pode fazer mal.” (Michelangelo Buonarroti)
O Ético:”A luta pela verdade deve ter precedência sobre todas as outras.” E   “Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”. (Albert Einstein)

Constata-se , após as transcrições acima, porque qualifiquei a ‘verdade’ como ‘fascinante‘. Oportunamente voltarei a escrever sobre o mesmo nas suas mais variadas nuanças.
Parece ter-se transformado em hábito,  o ‘mentir’.
Mentem todos os que, por conveniência pessoal – ou para tentar denegrir a imagem dos que lhes estão a ‘incomodar’, pois descobriram a ‘verdade’ que estão ocultando: seus ‘agires’ desonestos, antiéticos, amorais e até mesmo ilegais. Para esse tipo de seres, a mentira chega mesmo a ser a única forma que entendem do ‘viver’.
Esquecem-se de que o Tempo faz a verdade subjetiva e real emergir de per si objetivamente  E  que , consoante William Blake, fatalmente ocorrerá dizer-se: “…  não se imaginava o que agora é provado.”

Busque-se a Verdade! Esta faz pendant e ‘rima’ com a honestidade.


Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                                                                                                                    Rio de Janeiro, 28 de Junho de 2012 

terça-feira, 26 de junho de 2012

Aposentados RGPS/AERUS: DIREITOS: basta de indignidade!







                                                                            

 AnteScriptum 


Versa sobre os direitos dos aposentados pelo RGPS e VARIG, AERUS. As mensagens da senhora Graça Carrilho, às quais temos o dever de nos solidarizar ...
Temos obrigação de atuar, dentro dos nossos direitos de cidadãos, pois têm sido mais e mais achincalhados. Não mais aceitemos as promessas políticas antes das eleições – pois as fazem para serem eleitos... reeleitos...  sem a intenção de cumpri-las.






“Temos o ‘hoje’, para modificar o amanhã’. Está em nossas mãos e vontades agirmos.”


Queridos amigos leitores,

Há muitos anos tenho me devotado com devoção e amor aos direitos de todos os nossos semelhantes que têm sido desrespeitados por governantes – não me lembro de um só governo que tenha  efetivamente devotado sua atenção e trabalho com a ‘pessoa humana’.

Tenho escrito teses já não sei quantas – publicadas em diversos anais de congressos de Direito – não só no Brasil, como no exterior.
Falta-me, no entanto, força política para apresentá-las- e defendê-las nas casas legislativas deste  país. São teorias que podem ser postas em prática.

Uma delas – e das mais importantes- foi a apresentação da Reforma Previdenciária (gov. Fernando Henrique), aprovada por unanimidade pelo plenário do IAB- Instituto dos Advogados Brasileiros – a qual, se implementada por aquele governo, atenderia tanto seus interesses, quanto os do nosso sofrido povo.
O referido substitutivo foi  enviado ao presidente  scholar. No entanto, recebeu-se como ‘resposta’  apenas uma carta assinada pelo chefe da Casa Civil, agradecendo pela excelência do trabalho”...
Uma linha sequer foi ‘aproveitada’ por SUAS EXCELÊNCIAS – ao contrário: implantaram o famigerado FATOR PREVIDENCIÁRIO – e sob alegações inverídicas – mentirosas mesmos – de que “Beneficiaria os trabalhadores que viessem a aposentar-se.”... Ora... os valores  dos proventos de aposentadoria recebidos – principalmente pelos aposentados pelo RGPS, com o passar dos meses – comprovam o quanto suas asserções eram falsas. Revela não estar acompanhando sequer a inflação, vez que, com o mesmo dinheiro, menos se pode comprar. 


Amigos,
tudo o que escrevo  é fundamentado em COMO deveriam ser escritas as LEIS JUSTAS - com base interior profunda, tendo como objetivo a criatura humana, a manutenção de todos os Direitos garantidos não só por nossa Lei maior, como exalçados em  tratados e convenções internacionais assinados pelo Brasil . Educação e  SAÚDE: bem maior e tudo o que dela pode advir, Porém, são esses dois direitos – consagrados na Constituição – sobre os quais a mídia nos informe todos os dias o caos em que se encontram. (aliás, esses assuntos – se mais me aprofundar – como gostaria – dariam livros)...

Ao constatar o fato de que aos governos isso pouco ou nada interessa, naturalmente uma frustração imensurável se apossa de mim, por sentir-me impotente para resolvê-los – e não seria impossível isso fazer – mas é, pois falta vontade política..

Postei, dia desses,  em diversos sites, a carta da senhora GRAÇA CARRILHO.(*)
Ontem li seu desabafo em forma de comentário, que posto abaixo, juntamente com a resposta que lhe enviei:


25/06/2012 - Graça Carrilho - RIO DE JANEIRO
Muito desanimador, a cada dia que passa mais uma morte.O tempo escorrendo e vendo nossas vidas sem uma solução.Esperar de quem a JUSTIÇA? A cada dia me sinto mais doente da alma e faltando os recursos para me manter. Dia 28 haverá um leilão dos bens da falida VARIG. A quem pedir ajuda? Sómente DEUS.

Quero agradecer o apoio e força com os injustiçados trabalhadores da VARIG/AERUS. Que a ESPERANÇA, ainda viva dentro do meu ser.Esse site foi de grande ajuda para divulgação da nosso drama. Nos ajude,estamos precisando,Sra.Mirna_Cavalcanti_de_Albuquerque -DEUS te ABENÇOE abundantemente.
Graça C.

25/06/2012 - Mirna_cavalcanti_de_albuquerque - Rio De Janeiro
Senhora Graça Carrilho,
meu carinhoso boa noite.
Sinto sua dor e as injustiças q tds sofrem,como se minha fosse.Não me agradeça,mas peça a Deus q me oriente e guie para que eu efetivamente possa ser de ajuda. Que minhas palavras ecoem e todos as ouçam. Escreverei outro artigo.
Q Deus nos ilumine!


Amigos!
Juntemos nossas forças, formemos grupos  Brasil afora, realmente desprovidos de conotação política , mas pleno em força de gente  para pressionarmos os políticos – politiqueiros que aí estão... – Se nos uníssemos realmente, poderíamos formar opiniões e até mesmo decidir as eleições ( único objetivo da maioria dos políticos).
Proponho  - e me comprometo – a  trabalhar para esse movimento – se fundado – sem cobrar honorários quaisquer que sejam – e usar tudo o que sei – e posso – em benefício dessa nossa causa. Pensem nisso... as eleições estão às portas

Lembrem-se o quanto escrevi para não votarem em determinados políticos que usam os aposentados como plataforma para se reelegerem...  com o voto de vocês, se reelegeram ... – na verdade,  o que fizeram até agora?
-  NADA que se possa considerar...  



Agora, 28, novo leilão do que ‘sobrou’ da VARIG – Certamente os credores preferências ficarão  com tudo – e os ex-empregados da VARIG e seus aposentados?... são de somenos importância... Dura e injusta essa nossa lei... Temos que mudar, meus amigos: mudar as leis injustas. Não é impossível fazer isso – se não for para nós, será para o futuro da Nação.

É fundamental prepararmo-nos consoante o que se lê em  EFÉSIOS 6, 12-17:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobre tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Assim, com a ajuda do Pai, NINGUÉM será capaz de deter-nos!

Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                              Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2012

Podem encontrar meus artigos em muitos sites da internet, principalmente em:












domingo, 24 de junho de 2012

“Sou quem escrevo … "e a Águia bicéfala de Lagash


Sou quem escrevo..."

e a Águia bicéfala de Lagash


PRÓLOGO
Esta é a segunda edição deste artigo, publicado anteriormente em 2010.(*)
Uma vez que o ‘quadro’, e o site indicado se encontra ‘parado’–  inclusive, não mais publicando matéria alguma, estou agora a republicar o que lá está postado por sua relevância e para não ‘perdê-las’. São 1006 matérias, com 1.034.103 acessos, durante o período de 20.01.2008 a 27.02.2012, excetuando-se quase um ano durante o qual deixei de escrever.
Publico agora também os comentários, para que possam constatar o quanto há interação entre os leitores e eu.
O cenário político tem-se agravado a tal ponto que, sendo guerreira, visto a cota de malha, o elmo, a lança empunho , e as armas levo comigo.

Por ser filha de Deus e, na terra ter tido um pai um MAÇOM (gº33) – e um irmão que também o é, sigo em épocas difíceis,  a inscrição em Latim abaixo da figura da ÁGUIA BICÉFALA de LAGASH:
“Spes Mea in Deo Est” – (“A Minha Esperança Está Em Deus”).
Assim, só ELE poderá fazer-me deixar de lutar em busca de JUSTIÇA para mim e meus semelhante.
Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                               Rio de Janeiro, 24 de Junho de 2012

Sou quem escrevo. O que me leva a fazê-lo?



(711 acessos – 4 comentários)
Publicado em 11/05/2010 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro – RJ
Aqueles que não estiverem no Caminho da Dignidade e da Ética, deveriam firmar sérios compromissos consigo mesmos, enquanto ainda há tempo de mudar de direção. A qualquer hora lhes cairão as máscaras.

“A verdadeira Caridade consiste não em dar o que se nos sobra, mas em dividirmos com amor, fraternidade e solidariedade o que temos”.


Escrevi este pensamento há algum tempo. Escrevi, pois é o que sinto. Nada do que escrevo, o faço por fazer. Tenho registrado meus sentires, meus pensares, os meus pesares, alegrias, esperanças, vontades, tudo o que sou e QUEM sou. Na verdade, sou o que escrevo. OU SOU QUEM ESCREVO. Seja poesia, seja prosa, ou artigos diversos, mesmos os políticos e os jurídicos refletem a essência de meu Ser… TUDO SOU EU.
Toda a vez que me sento à frente do PC as letras se vão aglutinam em palavras, estas em frases, que por sua vez, formam parágrafos… títulos… capítulos… e sigo escrevendo, sobre o que possa auxiliar nossos irmãos ou contra os atos dos politiqueiros e em defesa geral do povo ou contra as ocorrências sociais que não estão dentro do círculo da Ética. E essas são muitas.
Diversas são as pessoas a ‘atirar pedras’ em seus semelhantes. Interessante é notar-se que muitos daqueles tidos como ‘boa gente’, correta, íntegra… são justamente os que ‘têm o rabo preso’.
Se – e quando vier à luz o que inutilmente tentam esconder, serão execrados – pois, na verdade, é o que merecem.
Não pertenço a partido qualquer que seja. Sou advogada e uso o conhecimento adquirido durante anos de estudo ( há muito, ‘moto contínuo), como meio para tentar melhorar uma sociedade corrompida e uma política que há décadas é mera politicagem.
O Brasil ,como Estado e nação está em franca decadência social e este fato tende a piorar sob todos os aspectos, principalmente o moral.
“Ética”, com raríssimas exceções, só é encontrada no dicionário. E isso, desde o exemplo da maioria dos governos e em todas as camadas de grande parte dos membros dos Poderes, à população. Muitas das vezes, aqueles que tentam fantasiar-se de decência, dela estão por demais afastados.
Mentiras de toda a espécie, comportamento ambíguo, falsos gentlemen e ladies, muitos que fazem parte de clubes de ‘gente bem’, outros freqüentam templos de toda a espécie e agem contrariamente aos Ensinamentos Sagrados… que futuro pensam que terão? Deus tudo sabe e tudo vê… e a nenhum vivente é dado o conhecimento da hora de sua partida.
O que levarão consigo a não ser esse seu agir mesquinho e deplorável?… Nada levarão – mas deixarão para seus pósteros um nome enxovalhado. Não adianta títulos conquistados ou comprados. São escória.
Confesso-lhes outrossim, que me sinto profundamente triste e indignada em constatar o que os governos todos têm feito com nosso povo, principalmente com nossas crianças e nossos velhinhos (idosos, melhor idade), ou seja lá qual a forma preferida: dá no mesmo…
Os anos passam céleres, nós nem os notamos. Inicia-se um ano, quando nos damos conta, já chegou o mês de Junho e, como uma lufada de vento rápido, encontramos novamente o fim do ano que acabáramos de recepcionar… Olhamo-nos no espelho e parece que vemos o reflexo da criança que um dia fomos, pois a alma não envelhece: torna-se sábia, se nos esforçamos.
Lamento que a sociedade de hoje, com sua mentalidade invejosa, materialista, consumista e até mesmo descartável, não trata com respeito seus semelhantes e ainda maltrata, indigna, os que têm a felicidade de viver durante mais tempo.
O fato é que todos têm direito ao respeito. Todavia, principalmente essas duas pontas da existência: seu princípio e seu fim, necessitam de cuidados especiais. Cuidados diferentes, é verdade, mas cuidados: os que suas faixas etárias requerem.
Os governos têm sido engodos para todos, principalmente para as crianças e os idosos.
Temos que conscientizarmo-nos no dever de fazermos o que estiver ao nosso alcance para que ocorra o que for melhor para nosso povo, até certo ponto ingênuo.
É dever de cada um de nós tentar impedir o continuísmo de tanta desfaçatez.
O caminho correto, dos bons, dos desapegados é o da fraternidade, da solidariedade, da sinceridade, da gratidão, da ternura, do carinho, da amizade. Enfim, dos sentimentos e agires todos que uma criatura De bem e DO bem tem o dever de perquirir.
Arremato: tudo que fizermos, acima e além, deve ser encimado pelo sentimento do amor para com nossos semelhantes.
Mirna Cavalcanti e Albuquerque

Comentários à primeira edição:
COMENTÁRIOS (*) http://brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=24510
01 – Marco Sobreira- ATILIO VIVÁCQUA, ES21/01/2011
Continue a escrever amiga, precisamos do seu talento e de sua sensibilidade, continuemos a denunciar esse descaso a que está submetido o nosso povo, mesmo que estejamos clamando no deserto. Eu , seus amigos, seus leitores e o Brasil só temos a agradecer.
02 – mirna_cavalcanti_de_albuquerque- RIO DE JANEIRO03/06/2010
“Contestar os maus…” NÓIS, amigo… E tem vezes que isso parece não ter efeito algum. Quando pensava – e até contava com o auxílio nunca pedido – mas sempre esperando um especial “aliado”, este se retira, “evapora”… É triste, pois nem sei a razão. Sei que será mais difícil de agora em diante. Que Deus me ajude! A. SEMPRE!
03 – nois – “NOIS”LOGO–LOGO VOLTA-SAYONARA MIRNA!12/05/2010
(*) sempre aguardando, mais e mais. Sabe porquê? Porque são muito poucos escrevendo com o coração, e razão, eu sou um verdadeiro babão pela “nossa porca política”. Digo que estou exausto com os “homens da lei”, mas na primeira oportunidade volto.. Sempre volto feliz ao encontrar alguém contestando os MAUS.
04 – nois – “NOIS”12/05/2010
Artigo com colocações (impar) sabemos do seu feitio, tem demontrados desde do começo de vossa “aparição por estes pagos do BrasilWiki”, quer nas poesias, onde pouco domino, quer na parte de humor, onde levo três dias para entender. Mas acabo entendendo, e no quesito política, faz de mim uma criança malcriada!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Não percas esta mensagem de blog!SALAZAR estava certo

Não percas esta mensagem de blog!

Direitos Sociais Negados: POLÍTICOS: SALAZAR estava certo

Direitos Sociais Negados: POLÍTICOS: SALAZAR estava certo: POLÍTICOS: SALAZAR estava certo               AnteScriptum Versa sobre políticos (politiqueiros?) e suas aç...

POLÍTICOS: SALAZAR estava certo


 
 
 
 
 
 

 AnteScriptum
Versa sobre políticos (politiqueiros?) e suas ações, por se julgarem acima do bem e do mal, protegidos que estão pelas leis que eles mesmos elaboram e em seu benefício. Há premente necessidade da Reforma Política: prometida por todos que ascendem ao poder e até agora não efetuada.



Em entrevista ao jornalista ANTONIO FERRO, Salazar declarara em 1932: 
“Há que regular a máquina do Estado com tal precisão que os ministros estejam impossibilitados, pela própria natureza das leis, de fazer favores aos seus conhecidos e amigos”. SALAZAR estava certo.(*) 
CPI’s não seriam necessárias se esse conselho de SALAZAR tivesse sido ouvido. Porém, nossos políticos estão protegidos por leis moralmente inaceitáveis, em confronto mesmo, com o Princípio Isonômico (ou da Igualdade), consagrado na Constituição Federal. 

Foro Privilegiado
 é apenas um absurdo  a mais, entre tantos. Deveriam ser julgados por tribunais comuns como o são a maioria dos brasileiros que infringem preceitos das  leis vigentes…
… Têm salários e vantagens não condizentes à realidade nacional e, quando se trata de aumentar o salário mínimo, ou as aposentadorias e pensões, nem mesmo a inflação é corrigida por índices reais para fazê-lo. Quanto mais AUMENTO… 
De todas as CPI’s, quais as que levaram CULPADOS  a serem judicialmente indiciados? 
Lembram-se da CPI do Sarney?
O então senador Paulo Duque , presidente do Conselho de Ética (sem ética alguma), arquivou TODAS as sete representações contra aquele provecto senhor ‘por falta de provas’ .(**) 
Breve, as eleições…  Mentiras e promessas e que provavelmente não serão cumpridas, inundam a mídia. 
Deixo-lhes a pensar… 
(*) NOTA: sou contra todo e qualquer regime de força. seja de direita ou esquerda. e qualquer regime de força ? seja de direita ou de esquerda. Todavia, não 
tenho como discordar das palavras de SALAZAR. Mesmo ditador, ERA Realmente um ESTADISTA . 
Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                                                                                                     Rio de Janeiro, 21 de Junho de 2012 
Abaixo, alumas páginas que contém artigos comprovadores do que acima escrevi. 
Deixo-lhes a pensar…

(**) http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=13041
http://brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=13033
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=12978
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=12999
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=12830
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=12890
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=12802
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=12855
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=12997
http://brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=13460
http://brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=13354
http://brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=13120

quarta-feira, 20 de junho de 2012

“Relativismo Moral”


 
 
 
 
 
 


Compreender é diferente de aceitar. No entanto, rejeitar ou acatar sem antes ter compreendido é preconceito. Mario Sergio Cortella 
Vejam a simbologia, amigos: a árvore não tem folhas, flores ou frutos... só 
os galhos desnudos... pensem, portanto: ONDE a ÉTICA??? - ONDE? 
Hoje ouvi pequena-grande palestra de Mario Sergio 
Cortella, que me levou a pensar analítica  e 
sinteticamente.


Grande parte das pessoas ocupa-se da vida de seus 
semelhantes – e de forma imprópria.
Tudo que ocorre teve uma origem, uma causa, um 
fundamento – ou é uma reação a um fato acontecido ou 
a algum ato de alguém. ‘Nada é por acaso’…

Certo é que há agires condenáveis, pois não balizados 
pela Ética.  Cada um de nós tem seu próprio código de 
Ética pessoal. Carrega em si como um DNA Moral. Muito 
influenciado pelo meio e educação, no entanto, é o ‘livre 
arbítrio’ que decide as ações humanas. 

Fatos há que para uns é ‘normal’ (receber propinas, 
percentagens, fazer negociatas ,etc…) – enquanto para 
outros, agir dessa forma é inaceitável.

A sociedade humana é composta por criaturas de toda a espécie.                                                                                                                           
Assim como a água não se mistura com o azeite, mas 
podem estar no mesmo jarro, igualmente, essas 
pessoas mencionadas retro não se podem ‘misturar’ às 
outras: maestão no mesmo jarro- convivendo no 
trabalho, na escola, no prédio, etc…


Se houver direitos ofendidos ou desrespeitados (e os 
há) – o caminho é o Judicial. Deixe-se para os juízes a 
nobre missão de ‘distribuir justiça’


Fecho esta pequena digressão, pois o foco da palestra o
ra comentada é a Ética, o entendimento da mesma e até 
onde deve ser aceita ou  tolerada – sua falta.
 É comum para muitos seres, o preconceito, o 
prejulgamento, a acusação e mesmo a‘condenação’ de 
seus semelhantes, sem sequer dar-lhes a chance do 
‘contraditório’.  
Todos atos têm uma causa…  Até onde essa causa deve 
ser aceita é o que devemos considerar.

Indico-lhes ouvir o professor  Cortella (*),  pois será de 
valia para todos.
Se jovens, para orientar suas vidas nesse sentido. Se 
mais velhos, para prestar atenção em como estão 
vivendo e, se for o caso, mudar essa sua orientação de 
pensamento e, pois, de vida

Não cabe a nenhum de nós pensarmos ter o direito de 
julgar  nossos semelhantes.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                                                                                                                      Rio de Janeiro, 19 de Junho de 2012